Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Menino angolano em estado grave é socorrido por um membro do grupo
Médicos Sem Fronteiras - MSF (Foto: Francesco Zizola/Magnum/MSF)




A fome pode ser expressa de duas formas: aberta ou epidêmica; e oculta ou endêmica.

A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso acarreta a morte de milhares de pessoas.

Atualmente esse tipo de fome não tem ocorrido. Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afetadas por conflitos etc.

A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo.

A subnutrição fragiliza a saúde tornando a pessoa acessível a doenças. Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante.

Observando esse panorama nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessidades da população mundial.



Depois de ver a realidade que não esta longe de nós, acabamos sentando e refletindo como seria se estivéssemos na mesma situação desses sofredores.
Podemos ajudar fazendo a nossa parte, a ajuda é não só direta mais indireta também todos podemos ajudar com pequenos à grandes gestos de solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário